segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Tudo o que eu aprendi de Kaballah assistindo "Superpop"

Ou: sou uma pessoa que vive em um paradigma tropical mas quero evocar os poderes das esferas que representam os diversos aspectos eso e exotéricos das qualidades da psique humana.

A Árvore da Vida é uma ferramenta usada para organizar e categorizar varios conceitos místicos, e é um dos pontos principais para o ensino da Qabalah. Em seu nível mais simples, é composta de dez esferas ou emanações chamadas Sephiroth (no singular Sephirah). As Sephiroth e 22 caminhos são representados pelos planetas, elementos e signos do Zodíaco. Cada caminho corresponde também uma letra do Alfabeto Hebraico e um Arcano Maior do Tarot.
"Esta figura deve ser estudada muito cuidadosamente, visto ser a base de todo o sistema sobre o qual o Tarot se fundamenta. É absolutamente impossível dar uma explicação completa dessa figura, porque ela é absolutamente universal, não podendo, portanto, significar o mesmo para esta e aquela pessoa."
- Aleister Crowley

Ok, isso é uma brincadeira elaborada com um tanto de senso de humor. Foi recomendado às pessoas "perfeitas" evitar a leitura do texto, com aviso de terríveis casos de ataque de risadas e diluição do Ego. Fnord.



Merchandising incessante da Dolly - Kether - A Coroa
 A cereja em cima do bolo celestial. Aquela coisa que a tudo pertence, da qual tudo flui, a nascente do rio de açúcar e guaraná que escorre pelas seguintes esferas. A essência total e primordial. 
É a coroa. É o potencial puro das manifestações que acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência, atemporal e livre. É a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras Sephiroth.


Aylton do Amaral - Chokmah - Sabedoria
 Basicamente, solta todas as informações o bastante para todas as pessoas comerem a mente umas das outras. Quando propaga alguma informação, é sempre para diluir o conteúdo do conflito e adicionar informações, expandir os limites filosóficos - parindo temas e dilemas. O mesmo, porém, fica na maior parte da treta com os olhos esbugalhados só vendo o pau comer - alguns teóricos do caos inclusive acreditam que este não precisava se comunicar diretamente, pois mandava ondas mentais para Del Debbio que usualmente era quem finalizava o combo argumentológico, eu sei lá.
 É o salto quântico da intuição, que deriva as manifestações artísticas. Analogamente, é o lado direito do cérebro, onde flui a criatividade e o mundo das idéias.


Del Debbio - Binah - Entendimento
 Racionalidade divina e a capacidade de separar o denso do sutil, apresentando informações - a galera sempre acabava jogando o assunto no mato até o Del Debbio bater o pau na mesa e resumir um pouco do porque todo mundo estava perdendo as estribeiras, além de estabelecer o real ponto filosófico da questão.
 É a lógica que dá definição à inspiração e energia ao movimento. Analogamente, é o lado esquerdo do cérebro, onde funciona a razão, organizando o pensamento em algo concreto.
"-{...} Isso não quer dizer que você vai trocar de pele e virar um lagarto!
- Mas Marcelo, eu não acredito nisso.
- Graças a deus!"
"Quer dizer que não teve barco nenhum?"
(sobre a atestação do bispo da bíblia ser um livro de fé e não um tratado científico)
Padre Quevedo - Geburah - Severidade
 Sem comentários, sem comentários mesmo. Marcial, expansivo e completamente tomado pelo desejo da vitória. Pode ser desde o agricultor e o ferreiro, porém, acesa sua fúria que não cessará tão cedo este se torna um guerreiro incansável e imbatível.
 Representa o desejo de contenção e de questionador de impulsos. Canaliza sua energia por meio de objetivos, com o intuito de superar obstáculos e transformar a própria natureza.

"Dizem que tem poderes, dizem que fazem feitiços... aqui mesmo, dobra este dedo e te dou dez mil dólares! [...] Mande todos os demônios contra mim, dobrem este dedo!"

Padre Paulo Gonzalez - Chesed - Misericórdia
 Novamente, um padre. Novamente, eu não tenho comentário. Calma e serenidade carregada também da insanidade e fanfarronice que só um superego poderia te dar.
Representa o desejo de compartilhar incondicionalmente. Representa a vontade de doar tudo de si mesmo e a generosidade sem preconceitos, a extrema compaixão.

Só me permito dizer que é dever eclesiástico caótico (ministério e fé) que vocês vejam com seus próprios olhos e lembrem se sempre:
"Boa noite Luciana, boa noite Brasil, boa noite à todos..."
"Eu não tou falando da religião de ninguém, eu tou falando na minha." 



Lu Gimenez - Tipharet - Beleza
 Linda e esplendorosa, portadora de uma razão e sensibilidade que parece sobre-humanas em alguns momentos, sempre está se comportando de forma a guiar às melhores relações possíveis entre todas as esferas. Nos primeiros programas meio lenta nas reações e temerosa com opiniões que extrapolassem o senso comum, mas posterior ao aprendizado se torna uma heroína solar que tem em si a luz do conhecimento e o cálice sagrado da vida eterna.
 Transforma em beleza Chokmah, Binah e Kether. A sabedoria e o entendimento, com a luz do conhecimento. A sephiroth onde o ser humano percebe-se verdadeiramente único, equilibrado em sua imperfeição, onde a imagem de uma imagem do universo mostra-se cercada pelo cosmos. A sua proporção revela-se inexata e, graças a isso, a redenção do iniciado se expressa na negação da obra do Arquiteto, a putrefação das paredes do templo.

 Lulu, a única pessoa desse planeta que você agradeceria por estar perguntando se você está "pirando na batatinha" ou se você "fumou alguma coisa quando viu aquele Ashtar Sheeran"...


Pastor Gê - Netzach - Vitória
 Bondoso e espontâneo, o bispo da igreja evangélica tenta equilibrar as insanidades ditas justificando seus argumentos através mais da emoção da fé do que de ter a bíblia como algo para ser lida estritamente ao pé da letra. Meio que choraminga em alguns momentos, mas age dentro do limite da emoção, não aparenta ter interesse em provar com racionalidade materialista o que ele quer provar. Ao que aparenta, está "cantando a canção".
 Netzach é a energia dos sentimentos. Existe a vontade de reciprocidade, a busca pelo próximo e a superação dos próprios limites, propagando o pensamento eterno. Esta sephira trata do plano emocional e instintivo. Em Netzach tudo é mais "percebido" do que intelectualizado. Mas as atividades de Netzach não podem ser separadas de Hod.




Daniel, o cara da ATEA - Hod - Explendor
 Explosivo nos argumentos e apressando a racionalidade nas argumentações, sobrevivente a todas as tentativas de evangelização e  desbatizador de ateus com o vento da racionalidade (sem comentários, povinho, sem comentários!).
 Hod representa o pensamento concreto. É um canal de aprimoramento interno, de identificação com próximo, sendo uma forma de aceitação do pensamento, de reconhecimento.

 "Temos que separar os fatos das alegações, fatos... alegações"
"{...} Esse tipo de IDÉIAS eu não respeito e eu faço questão de respeitar! Temos que respeitar as pessoas!" 

Ascânio Jatobá - Yesod - Fundamento
Adicionar legenda
 Poucas pessoas prestam atenção a uma presença um tanto infame em um episódio clássico sobre esquisoterismo, o psicólogo Jungliano muito doido (e boa pinta) demonstra um pleno conhecimento do mundo inconsciente dos sonhos e das simbologias ocultas por trás dessas mensagens que aparentam vir de outros planos.
 Yesod representa o Plano Astral. Funciona como um reservatório onde todas as inteligências emanam seus atributos que são misturados, equilibrados e preparados para a revelação material. É compilação das oito emanações.
"Se a pessoa aparecer no meu consultório falando que fala com o Gasparzinho, eu não posso desacreditar ela."
"O inconsciente..." 



Fábio, o Buda da ATEA - Malkut - O Reino
 Basicamente, é o ateu de boas. Sua racionalidade não exacerba e se mostra sempre ponderado, sempre acusado injustamente pelo pastor de que seu status de ateu ex budista o configuraria como inseguro de suas decisões metafísicas - muito pelo contrário, ele se mostra bem humorado e pleno. É a raiva dessa plenitude que causou a nossa queda.
 Representa o mundo físico, onde é revelado o material compilado das oito emanações. É o canal da manifestação, desejando a recepção das sephiroth. É a distância de Kether que provoca esse desejo, criando a sensação de falta.
"Eu não sou intelectual, eu sou um simples cidadão ateu. Um ateu legal."
"A vida é muito maravilhosa para a gente acreditar no que não existe." 

Léo Marque - Daath 
 Basicamente, o Ateu Insano. Afirma que Jesus é um alien e diz estar ajudando o time dos racionais, normalmente está mesmo é jogando informações confusas e aparentemente desconexas em relação aos temas. Se opõe arduamente aos leitores da bíblia e mesmo às risadas. 
Os seres humanos que se tornam auto-doadores, como a Luz, tornam-se aptos a vê-la, e através deles os benefícios da Luz de Daat parecem ser "revelados". No entanto, os seres humanos que permanecem egoístas não conseguem vê-la, e para estes os seus benefícios parecem "ocultos". É o abismo, o caos aleatório do pensamento.

Sim, eu fiz isso. Sim, eu sou um doente mental.




Sim, vocês acabaram de ver isso.
Agora vá com calma, releia bêbado.
Agora com mais calma, releia chapado.
Agora, com mais calma... 1... 2.. 3...
Medite um pouco, vamos lá!
Agora releia, iluminado, e anote as diferenças.


É nóis, caraio!


Fontes:
http://www.deldebbio.com.br/category/kabbalah/
http://www.mortesubitainc.org/magia-do-caos/textos-caoticos/tudo-o-que-aprendi-sobre-cabala-aprendi-assistindo-jornada-nas-estrelas
https://www.youtube.com/watch?v=LkhcWstvGwo
https://www.youtube.com/watch?v=dtvppmymAk0&list=PL9E5D13FAA5B666B8
https://www.youtube.com/watch?v=oBX5xwt15as&list=PLACCA9DD0FD029D61

Um comentário:

  1. passando pra lembrar que a cereja do bolo é apenas a semente de uma cerejeira muito maior q o bolo e do q que o comeu q tu e q eu

    ResponderExcluir